Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Denúncia aponta aquisição fraudulenta de remédios pela Secretaria de Saúde de Roraima

21 pessoas são acusadas de participar de esquema que favoreceu empresa e superfaturou preços

Vinte e uma pessoas, dentre elas servidores públicos e empresários foram denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF) por crimes na gestão e aplicação de recursos repassados pelo Ministério da Saúde ao Estado de Roraima para a aquisição de medicamentos. As irregularidades teriam ocorrido em 2006, na gestão da então secretária de saúde Eugênia Glaucy Moura.

A denúncia aponta que houve dispensa ilegal de licitação para a compra dos remédios, sob o pretexto de que tratava-se de situação de urgência para o atendimento a pacientes que fazem uso de medicamentos de caráter excepcional, saúde mental e outras patologias graves. Auditoria da CGU constatou que houve falta de planejamento das aquisições de medicamentos por parte da Secretaria da Saúde do Estado, e que isso, por si só, não justifica a contratação emergencial.

De acordo com as investigações, a prática em promover dispensas irregulares de licitações com a mesma justificativa era comum na gestão da secretária de saúde. O MPF defende ter havido conluio entre duas empresas participantes do processo de dispensa. Uma delas, a Sempremed-Comércio e Representação de Produtos Farmacêuticos, pertence à irmã do proprietário da empresa vencedora, a Cardan Importação e Exportação Com. Serv. E Rep. Ltda. A investigação também mostra que a Sempremed nunca existiu. A terceira empresa que participou da pesquisa de preços, NT Comércio de Materiais Hospitalares Ltda, também não apresentava sinais de funcionamento.

“Houve dolosamente o favorecimento e direcionamento da dispensa de licitação em favor da empresa Cardan”, defendeu o procurador regional da República Alexandre Espinosa.

O valor pago à Cardan chega a quase R$ 1,7 milhão. Ela teria sido contratada uma segunda vez, sem ter havido outro procedimento de dispensa de licitação. A auditoria também constatou que a quantidade de medicamentos excepcionais adquirida por dispensa emergencial estava acima da necessidade dos pacientes que utilizavam a medicação mensalmente, e que teria havido superfaturamento de aproximadamente R$ 315 mil. Outras irregularidades, como descontrole do recebimento e distribuição dos produtos também foram apontadas.

“Assim agindo, os denunciados (…) simularam a realização de procedimentos licitatórios para proporcionar a contratação da empresa Cardan, mediante o direcionamento dos certames, fraudes nas notas fiscais e na entrega de medicamentos, utilizando-se de artifícios como cotação fraudulenta de preços, emissão e atesto de notas fiscais falsas”, esclareceu o procurador.

O Ministério Público aguarda o recebimento da denúncia pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília. Os acusados podem responder por peculato e crimes de licitação.

IP nº 0026780-55.2013.4.01.0000

Confira a íntegra da denúncia

  • Publicações644
  • Seguidores4
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações81
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/denuncia-aponta-aquisicao-fraudulenta-de-remedios-pela-secretaria-de-saude-de-roraima/140231169

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)