Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPEduc: site apresenta indicadores educacionais e valor de repasses federais

    Objetivo é permitir ao cidadão maior controle e acompanhamento da situação da educação básica

    A partir de agora, o portal do programa Ministério Público pela Educação (MPEduc) conta com duas novas funcionalidades. Para cada município onde há atuação de procuradores da República e promotores de Justiça vinculados à iniciativa, são disponibilizados os indicadores educacionais e valores das transferências de recursos de programas do governo federal.

    O objetivo é permitir ao cidadão um maior controle e acompanhamento da situação da educação básica em cada localidade onde o programa está em execução e, desta forma, ter um instrumento a mais para participar ativamente da melhoria desta etapa de ensino.

    Para acessar os dados, primeiramente o cidadão deve, na página inicial do site, selecionar a unidade da federação e município onde deseja realizar a consulta. Logo após, ele será direcionado para uma página onde podem ser consultadas, dentre outras informações, a consolidação dos questionários com dados coletados nas visitas e fornecidos pelas escolas e documentos emitidos (recomendações, por exemplo), além dos indicadores educacionais.

    Nesta aba está disponibilizada, por exemplo, a evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) por rede e etapa de ensino. O indicador, por meio da tabulação de informações como desempenho dos estudantes na Prova Brasil e taxa de aprovação, é o instrumento oficial utilizado pelo governo brasileiro para medir o desempenho dos estudantes. A meta nacional é que a média chegue a 6,0.

    Podem ser consultados ainda o desempenho dos estudantes nas avaliações oficiais de aprendizado, dados de matrícula, infraestrutura das escolas e perfil de diretores, professores e alunos. As informações são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e foram tabuladas pelo portal Qedu, plataforma on-line de informações sobre qualidade do ensino no país.

    Também podem ser conferidas pelo cidadão as verbas repassadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o município em programas para alimentação e transporte escolar, água e esgotamento, educação integral, entre outros.

    MPEduc - Lançado oficialmente em abril de 2014, o MPEduc já teve termo de adesão firmado em 26 Unidades da Federação, com início da execução em 22 delas, e está presente em 121 municípios brasileiros. Com o objetivo de promover a melhoria da educação básica nas escolas da rede pública, especialmente com a elevação do Ideb, o programa realiza visitas às escolas, reuniões com gestores, audiências públicas e expede recomendações.

    Acesse o site do MPEduc e confira os dados dos municípios onde o programa já está em execução.

    • Publicações644
    • Seguidores4
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpeduc-site-apresenta-indicadores-educacionais-e-valor-de-repasses-federais/156319348

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)